O que é isso e como funciona? Vantagens e desvantagens são um tipo de sistema de jogos RPG que tem o intuito de melhor caracterizar a personalidade do personagem, por isso é muito importante ficar atento nas vantagens e desvantagens que serão escolhidas. Você deverá somar no máximo 6 pontos. Todos começam com 2 pontos para gastar em vantagem o resto pode-se ganhar escolhendo desvantagens, lembrando que no máximo só pode ganhar 4 pontos em desvantagens. Algumas raças tem vantagens e desvantagens especiais. Assim que você escolhe uma raça, se ela conter vantagens e desvantagens especiais você começará com as mesmas sem gastar ou ganhar pontos. Algumas vantagens/desvantagens especiais para uma raça, podem ser pegas para outras, mas neste caso haverá o gasto/ganho de pontos normalmente.
Sétimo ponto Quando o player faz uma história excelente, digna de ser lembrada, o adm que avaliou a ficha vai encaminhar esse player para que sua situação seja analisada e se merecer ganhar um sétimo ponto para vantagens e desvantagens. Esse 7° ponto funcionará de 3 formas:
1° - Ao invés de ganhar 2 pontos livres para V&D, ganhará 3 pontos.
2° - O limite de passa a ser 7 ao invés de 6
3° - Poder gastar nas Vantagem Especiais que custam 7 pontos e não precisam de desvantagens ( mais explicações no final do tópico )
Vantagens:
Adaptador ( 1 ponto )
Você tem facilidade para lidar com armas, aprender novas técnicas e improvisar novos golpes, como chutar desequilibrado e morder o oponente.
Aliado (1 ponto cada)
Você tem um companheiro com quem pode contar. Pode ser uma pessoa, animal ou mecha, à sua escolha. Esse npc é controlado pelo narrador e deve ser criado na área "Criação do Player" e aprovado.
Aparência Inofensiva (1 ponto)
Por algum motivo você não parece perigoso. Talvez pareça pequeno, fraco ou covarde. Talvez seja um bichinho fofo,um vovô barrigudo, uma menininha segurando pirulito... você escolhe o motivo. Além de outros benefícios, como entrar em lugares protegidos sem levantar suspeitas, possuir uma Aparência Inofensiva
também ajuda em combate. Ela vai surpreender seu oponente, permitindo o primeiro ataque mesmo tendo menor velocidade Esse truque não funciona com ninguém
que já tenha visto você lutar, e também não engana duas vezes a mesma pessoa. Você não pode ter Aparência Inofensiva e ser Monstruoso ao mesmo tempo.
Boa Fama (2 ponto)
Você é respeitado entre outros heróis e aventureiros, e também entre boa parte das pessoas comuns. Pode ser conhecido por lutar bem, ter um estilo diferente, uma parência especial, ou até por uma única luta marcante. De qualquer forma, você é famoso, admirado ou temido por alguma razão.
Energia Vital (2 pontos)
Você pode usar sua própria energia vital para alimentar técnias e poderes especiais, ainda que fazer isso provoque dano. Isso significa que quando estiver sem Ki suficiente para utilizar uma técnica ou ativar um poder, poderá fazer isso tomando um certo dano ( decidido pelo narrador ). Ex: Você quer se tornar SSJ3, mas está sem energia, então ao invés de gastar Ki, seu corpo vai ficando debilitado até desmaiar para manter a transformação.
Ligação Natural ( 1 ponto)
Você tem uma ligação especial com seu Aliado. Os dois foram destinados um ao outro desde que nasceram. Apenas personagens com um Aliado podem ter esta antagem.
Dentro do mesmo campo visual, vocês podem perceber os pensamentos um do outro; são capazes de se comunicar sem nenhum sinal aparente. Fora do campo de visão, vocês podem apenas sentir emoções gerais, mas sempre sabem em que direção e distância o outro está.
Mimetismo ( 3 Pontos )
Essa vantagem permite copiar qualquer Técnica Especial que não seja exclusiva de raça. Ao receber uma mesma técnica mais de uma vez você pode reproduzi-la com 75% do poder original.
Cura do Guerreiro ( Exclusivo Saiyanjin e Bakeijin )
Quando uma guerreiro Saiyajin sofre um grande dano por batalha e fica perto da morte ao ser recuperado o poder desse guerreiro aumenta consideravelmente. Essa vantagem só pode ser utilizado duas vezes em um mesmo personagem, na primeira vez que ele fica perto da morte e revive ganha um aumento de 50% no Poder de Luta e +1 em Força e +1 em Velocidade, na segunda vez o aumento é de 25% e não altera os Pontos de Evolução,
MAS apenas se a quase morte for em uma saga principal ou em combate com um narrador oficial .
Mentor (1 ponto)
Você ainda tem contato com a pessoa que ensinou você a usar seus poderes, habilidades de combate e técnicas especiais. Pode ser um velho sensei, um guerreiro veterano, e assim por diante. Ele é muito sábio e sabe responder a praticamente qualquer pergunta. Mesmo que o mentor esteja morto ou distante, em momentos de dificuldade você pode se lembrar de algum ensinamento importante ou receber uma mensagem telepática.
Patrono (2 ponto) ( Bloqueado para tipos Guerreiros )
Uma grande organização, empresa, governo ou NPC poderoso ajuda você. Dentro de certos limites, um Patrono pode fornecer transporte, equipamento e informação para um empregado. Um Patrono também pode ajudar e enviar reforços quando você mais precisar. mas as vezes ele pode falhar. * Só pode ser usado uma vez por Missão/Quest *
Poder Oculto (6 pontos)
Você é mais poderoso do que parece. Em situações de combate e outras emergências (a critério do mestre), pode manifestar características superiores. Durante situaão de perigo esse poder oculto é liberado dando uma aumento de 100% no poder de luta e +2 Pontos em Força e Velocidade durante 2 Turnos, esse poder oculto pode ser liberado por meio de magias. Caso o poder oculto será liberado por magia o personagem perde essa vantagem e ganha um aumento de 50% em Poder de Luta e +1 em Força e Velocidade.
Membros Elásticos ( Especial para Namekuseijins e Red Namekians ) Namekuseijins tem a capacidade de esticar seus membros por cerca de 4 m.
Genialidade (2 pontos) ( Proibido para Saiyajins e Bakeijins )
Você é um gênio. Consegue criar armamentos e outros equipamentos muito mais rápido que a maioria das pessoas, você também pode resolver os mais complicados problemas em pouco pouquíssimo tempo
Regeneração ( Exclusiva Namekuseijins e Red Namekians )
Todos os Namekuseijins são capazes de regenerar um de seus membros perdidos desde que seu cérebro esteja intacto. Essa habilidade pode ser usado infinitas vezes durante uma batalha, mas seus custos são extremamente altos. Para recuperar um braço, o Namekuseijin tem que usar 50% do seu Ki Original e perde 50% de seu poder de luta durante 4 turnos.
Telepatia e Telecinesia ( 2 pontos )
É a capacidade de se comunicar em qualquer lugar do universo por meio do poder da mente, mover pequenos objetos e flutuar em baixas altitudes.
Xamã (1 ponto)
Você tem uma forte ligação com o mundo dos espíritos. Pode interagir com fantasmas e outras criaturas incorpóreas, podendo atacá-las (e ser atacado) livremente. Você também pode Ver o Invisível como se tivesse esse Sentido Especial. Pessoas com essa vantagem pode "visitar" o mundo dos mortos por meio de uma projeção astral.
Torcida (1 ponto)
Você tem fãs, e eles inspiram suas lutas! Um grupo de admiradores acompanha você e torce por seu sucesso. Às vezes esse fã-clube pode ser um verdadeiro estorvo, seguindo você por toda a parte, tirando seu sossego e impedindo-o de agir furtivamente. Mas, em combates, seus torcedores são preciosos.
Desvantagens:
Insano (-1 á -4 pontos)
Você é louco. Após dois minutos de conversa, ninguém acredita ou confia em você. Há muitas formas de insanidade. Algumas são bem suaves.
- Insanidades:
Fobia (2 a 4 pontos): você tem medo terrível de alguma coisa. Sempre que é exposto a essa coisa, fica paralisado até que essa coisa desapareça de seu campo de visão.
Depressivo (3 pontos): você pode perder subitamente a motivação de viver, sempre que algo perigoso esteja acontecendo mesmo que seja em combate contra você.
Cleptomaníaco (2 pontos): você rouba coisas de que não precisa, não por seu valor, apenas por serem interessantes. Sempre que surgir a chance de roubar algo, você irá roubar. Um cleptomaníaco nunca devolve para os donos o produto de seus roubos, e lutará para evitar que isso aconteça.
Compulsivo (2 pontos): existe alguma coisa que você precisa fazer constantemente, pelo menos uma vez a cada 20 posts; tomar banho, lavar roupa, comer lasanha, tocar harpa, roer as unhas, ler quadrinhos... alguma coisa que consome pelo menos 1 post de cada 20 posts seus. Se ficar mais de 20 posts sem realizar sua compulsão, você começa a tremer e não consegue fazer mais nada direito.
Demente (2 pontos): sua inteligência e capacidade de aprendizado são reduzidas.
Fantasia (2 pontos): você acredita ser alguém ou alguma coisa que não é, ou acha que pode fazer alguma coisa de que não é capaz. (Eu posso voar!) Você fala de si mesmo o tempo todo para anunciar sua fantasia para todos à volta.
Megalomaníaco (2 pontos): você acredita ser invencível, imortal, alguém destinado a realizar um grande objetivo e acha que ninguém jamais conseguirá detê-lo! Você com frequência ignoram perigos que poderiam matá-lo. Nunca recusa um desafio, nunca se rende, nunca foge e sempre luta até o fim.
Mentiroso (2 pontos): você nunca diz a verdade sobre coisa alguma, mesmo quando quer.
Obsessivo (2 pontos): igual a Devoção. Sendo que aqui se trata por alguma coisa material.
Paranoico (2 pontos): você não confia em ninguém, nem em seus amigos. Nunca pede e nem aceita nenhuma ajuda (não, nem mesmo aqueles curativos..). Não consegue descansar ou dormir direito: mesmo que esteja em uma estalagem ou outro lugar seguro.
Dupla Personalidade (1 ponto): você tem um outro personagem feito com a mesma quantidade de pontos, mas com outras características. Uma personalidade não se lembra do que a outra fez. Na verdade, às vezes você nem acredita que tem esse problema!
Sonâmbulo (1 ponto): você começa a andar enquanto dorme. Você não pode lutar, mas acorda se sofrer qualquer dano.
Suicida (1 ponto): você não dá valor à própria vida. Embora não tenha coragem para se matar, sempre procura oportunidades de morrer desafiando inimigos poderosos, correndo riscos desnecessários, fazendo coisas de forma impensada.
Deficiência Física (-1 á -3 pontos)
- Deficiências:
Deficiente Físico ( 1 à 3 ): Você tem algum problema físico, não consegue andar, nasceu com m braço a menos e etc
Mudo (2 pontos): um personagem mudo tem dificuldade para se comunicar pois simplesmente não fala, tendo de apelar para a linguagem dos sinais.
Gago (1 ponto): a gagueira atrapalha na comunicação levando mais tempo para dizer uma palavra que o comum, quem pegar esta desvantagem terá ela até o fim do personagem não sendo capaz de curar sua gagueira.
Sem Faro (1 ponto): você não pode sentir o cheiro e o gosto de nada. Em algumas situações esta condição pode ser vantajosa (o gás pestilento de qualquer veneno não terá efeito sobre você), mas também pode colocar você em perigo (você não pode, por exemplo, sentir o cheiro de algo queimando). Para você, todo tipo de comida tem o mesmo gosto (nenhum). Exceto pela aparência, você não pode dizer se um alimento está estragado. Por outro lado, você raramente passa fome, pois consegue comer coisas capazes de revirar o estômago de um avestruz. Faro Aguçado é cancelado por esta desvantagem. Lembrando que caso você ingerir veneno ele sofrerá o mesmo efeito, sendo que você não irá sentir o gosto diferente do mesmo.
Código de Honra (-2 pontos cada)
- Códigos:
Você segue um código rígido que o impede de fazer (ou deixar de fazer) alguma coisa.
1ª Lei de Asimov: jamais causar mal a um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra qualquer mal.
2ª Lei de Asimov: sempre obedecer ordens de seres humanos, exceto quando essas ordens violam qualquer outro Código que você possua.
Código do Caçador: nunca matar (combater ou capturar, quando necessário, mas nunca matar) filhotes ou fêmeas grávidas de qualquer espécie. Nunca abandonar uma caça abatida. Sempre escolher como oponente a criatura de aparência mais perigosa que esteja à vista.
Código do Cavalheiro: nunca atacar uma mulher (ou fêmea de qualquer espécie), nem mesmo quando atacado, e nem permitir que seus companheiros o façam. Sempre atender um pedido de ajuda de uma mulher.
Código do Combate: nunca atacar um oponente indefeso, ou em desvantagem numérica.
Código da Derrota: nunca se permitir ser capturado com vida e nunca aceitar a derrota. Caso seja derrotado (apenas em situações de combate honrado, um contra um) ou capturado (em qualquer situação), você deve tirar a própria vida.
Código da Gratidão: quando alguém salva sua vida (ou de um ente querido seu), você fica a serviço dessa pessoa, até conseguir devolver o favor (salvar sua vida).
Código dos Heróis: sempre cumprir sua palavra, sempre proteger qualquer pessoa ou criatura mais fraca que você, jamais recusar um pedido de ajuda.
Código da Honestidade: nunca roubar, trapacear, mentir ou desobedecer às leis locais, nem permitir que seus companheiros o façam.
Código da Redenção: jamais atacar sem provocação, sempre aceitar um pedido de rendição, sempre poupar oponentes derrotados ou fora de combate.
Caso um desses códigos seja violado por você, sua mente entrará em colapse e não conseguira mais realizar nenhuma ação de combate, se sentindo culpado pelo que fez, sendo obrigado a se redimir em uma Quest ou será obrigado a cometer suicídio.
Dependência (-3 pontos)
Você depende de alguma coisa rara, proibida ou desumana para continuar existindo. Quase sempre é alguma coisa que têm haver com sofrimento humano. Deverá ser completo ao menos 1 vez à cada 20 posts.
Vicio (- 2 pontos)
Você é viciado em alguma substância que agora precisa estar presente no seu sangue. Tanto pode ser álcool, nicotina, drogas pesadas. Toda a aventura você deve concluir o vicio pelo menos 1 vez a cada 20 posts. Caso o vicio não seja saciado você não conseguirá nem lutar, nem pensar direito até saciá-lo.
Má Fama (- 2 pontos)
Você é infame. Talvez você tenha fracassado em alguma missão importante, foi derrotado ou humilhado publicamente, é um ex-criminoso tentando se regenerar... por algum motivo, ninguém acredita ou confia em você, além de terem grandes suspeitas sobre seus atos, seja de forma merecida ou não.
Distraído (-1 pontos)
Você tem dificuldade para se concentrar em alguma coisa na qual não está interessado.
Monstruoso (- 2 Pontos, Todos os Namekuseijins e Red Namekian ganham essa desvantagem fora de New Namek, para esses não se ganha pontos)
Sua aparência é repulsiva e assustadora. Você não pode sair pelas ruas como gente normal; as pessoas ficarão assustadas ou furiosas. Todos que possuem esta desvantagem, podem esconder sua monstruosidade com roupas adequadas.
Habilidades Especiais